segunda-feira, 30 de julho de 2012

MTG


MTG elimina beleza como critério nos concursos

Uso correto do português também passou por mudanças nas competições de prendas
Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul
A polêmica que rondou os pampas, nos últimos dias, teve desfecho unânime no sábado: a beleza da mulher gaúcha sairá de cena nas competições que elegem as Primeiras Prendas do Estado. Já o uso correto do português (ausência de gírias e tiques) passou por mudanças na nomenclatura, e agora recebe a denominação de “desenvoltura na fala”, conforme as normas aprovadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A alteração dos quesitos, proposta pela 22ª Região Tradicionalista (RT), foi sancionada durante a 77ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, em Guaporé.
A diretora cultural da 5ª RT, Carmen Lúcia da Silva Cezar, explica que a última Ciranda Cultural de Prendas, realizada em maio, gerou reclamações a partir do critério de beleza. “O objetivo da ciranda é mais cultural do que de beleza. E o emprego desse quesito por parte dos jurados não ficou muito claro. É difícil entender e explicar o que passa pela cabeça do avaliador”, observa.
O assunto já havia sido debatido no mês passado, durante encontro de diretores culturais das RTs em Porto Alegre.  A beleza valia 2,5 pontos de um total de 100, enquanto 5 era a pontuação máxima que uma prenda podia atingir pelo uso correto do português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário