quarta-feira, 19 de março de 2014

Comissão da Semana Farroupilha escolhe música tema

A Comissão Estadual da Semana Farroupilha aprovou  nesta terça-feira, 18,  que a música tema das comemorações dos festejos relativos ao  20  de setembro no Estado será “Eu sou do Sul”, do cantor e compositor Elton Saldanha.
Ao contrário dos anos anteriores - quando foram promovidos concursos para a escolha da música tema - em 2014, a comissão optou por uma canção já conhecida e que vem ao encontro do tema dos desfiles: Eu sou do Sul. Os integrantes da comissão  decidiram instituir, em parceria com a Estância da Poesia Crioula, um concurso de poesias com a mesma temática em substituição à escolha da música.
Para o presidente da Fundação Instituição Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Rodi Pedro Borghetti, essa música, assim como tema deste ano, contribuem para que cada um comece a pensar porque sente orgulho de ser do Sul.
Elton Saldanha considerou uma honra inigualável ter sua música escolhida. “Presenciamos muitas vezes homenagens póstumas e instituem-se distinções a obras históricas ou de pesquisa, mas receber uma homenagem oficializando o tema dos festejos  farroupilhas é algo definitivo”. Salientou ainda que um artista compõe  de forma sentimental e despretensiosa, mas  nunca imagina que sua composição  possa ter um destino tão glorioso.
“Eu sou do Sul” foi escolhida a música mais popular da 22ª Califórnia da Canção de Uruguaiana em 1993  e fez parte  do CD Cavaleiros da Paz, gravado em 1995.
Mais recursos – Quanto aos recursos financeiros para a realização da Semana Farroupilha, Borghetti informou que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) disponibilizou de seu orçamento   R$ 700 mil. Além desse valor, o evento receberá R$ 1 milhão da emenda parlamentar do deputado federal Paulo Ferreira. O dinheiro será destino para a produção de espetáculos em 12 municípios do Rio Grande do Sul. Esse projeto será incluído no sistema Siconv até a próxima sexta-feira, quando será lançado o edital público para que as cidades apresentem seus projetos.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, informou que o livro tema deste ano será escrito por trinta regiões tradicionalistas. “Cada relato será uma oportunidade para falar sobre o orgulho pelo Sul”. Proximo passo será a escolha do Patrono de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário