segunda-feira, 1 de março de 2021

A Paz de Ponche Verde - Assinatura e curiosidades

     Assinada a paz em Ponche Verde, exclusivamente pelos farroupilhas, David Canabarro redigiu uma proclamação em que anunciava o fim da Guerra dos Farrapos. O texto tem data de 28 de fevereiro 1945:

    “Concidadãos! Competentemente autorizado pelo magistrado civil a quem obedecíamos e na qualidade de Comandante –em –chefe, concordo com unanime vontade de todos os oficias da força de meu comando, vos declaro que a guerra civil que há mais de nove anos devasta este belo país  está acabada.

    Concidadãos! Ao desprender-me do grau que me havia confiado o poder que dirigia a revolução, cumpre-me assegurar-vos que podeis volver tranquilos ao seio de vossas famílias. Vossa segurança individual e vossa propriedade estão garantidas pela palavra sagrada do monarca e o apreço de vossas virtudes confiado ao sei magnânimo coração. União, fraternidade, respeito às leis e eterna gratidão ao ínclito Presidente da Província, o ilustríssimo e excelentíssimo Barão de Caxias, pelos afanosos esforços na pacificação da Província.”

    Terminou assim a Guerra dos Farrapos, que apesar da vitória do Império do Brasil contra a República Rio-Grandense, significou a consolidação do Rio Grande como força política dentro do país.



Fatos interessantes:

  • A paz assinada em fevereiro, só foi proclamada no dia 1º de março, quando Bento Gonçalves foi informado da nova condição. A comemoração ocorreu em Bagé no dia 4 de março onde a população teceu faixas bordadas com fios de prata e ouro que foram oferecidas às lideranças. Duas delas foram entregues a igreja, e posteriormente, ao Museu Dom Diogo de Souza, onde estão até hoje.

  • Ponche Verde é uma região assim denominada pelas suas  verdes  campinas. O local onde se concluíram as negociações foi nos campos da Carolina, a margem direita do rio Santa Maria, a 38 km de Dom Pedrito / RS.

  • Sabido das condições de paz apresentadas por Vicente da Fontoura e David Canabarro, muitos farroupilhas preferiram bandear-se para terras uruguaias, como o General Neto, o Coronel Daniel Gomes de Freitas e o Padre Hildebrando, entre outros.

  • Em 3 abril 1945 – 100 anos, foi inaugurado um obelisco de granito no local do Convênio de Ponche Verde, organizado pelo instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, com as armas nacionais e o estudo rio-grandense. Há uma inscrição com dizeres:
“Nesses campos de Ponche Verde, em primeiro de março de 1845, os defensores do Império e os republicanos de Piratini asseguram a unidade nacional, com a pacificação do Rio Grande do Sul.”



Bibliografia: A Terra dos Quatro Ventos – de Juarez Nunes da Silva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário