domingo, 10 de novembro de 2013

CTG Rincão da Alegria - Pré-Estreia Enart 2013 com o tema " Martin Fierro - A alma e a voz do gaúcho"

O CTG Rincão da Alegria na noite do dia 09-11-2013, apresentou os temas de entrada e saída das edições Enart, 2010, 2011 e 2012 fazendo uma retrospectiva do trabalho efetuado pelo isntrutor Eliçon Rodrigues ao longo destes anos. Segundo entrevista feita com um dos integrantes Jacson dos Santos em 2013 o CTG Rincão da Alegria traz para o palco a figura lendária de "El gaucho Martin Fierro'' um combatente e pajador que se transformou-se em desertor. Martin Fierro é uma obra de José Hernandes, que pregava ideais de liberdade,  fraternidade  e humanidade ao perder sua família em meio as guerras pela fronteira.
O tema tem como titulo " A alma e a voz do gaúcho", que na coreografia de entrada é retratada a chegada da tropa de Martin Fierro, mais tarde passa a servir a si mesmo, retrata também a luta contra o trabalho escravo e a perda de sua família  tornando-se assim um desertor do serviço militar da época. Contra o serviço militar, Martin Fierro passa ser visto como um bandido por seus opressores e um herói e idealista pelos índios e homens do campo.
Na coreografia de saída conta a historia de seu estaqueamento,  castigo da época para quem desertava o poder e também retrata a gloria e o simbolo imortal que se tornou Martin Fierro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário