quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ENART Transmissão ao Vivo

     

 
         O ano era 1983. Na época existia um alto índice de analfabetismo no RS e no Brasil também. Foi criado o sistema MOBRAL, na década de 70, no Brasil para tentar resolver o problema. A preocupação dos alfabetizadores era a evasão escolar. As pessoas não frequentavam as aulas, pois não tinham um estímulo. Nem merenda era oferecido aos alunos. Assim foram convidados gaiteiros e trovadores que faziam apresentações em rádios para fazerem o mesmo nas salas de aula. Os tradicionalistas aceitaram o desafio e começaram a frequentar o ambiente escolar semanalmente sem dizer o dia. As aulas voltaram a encher.
       O resultado foi tão significativo que varias regiões do estado começaram a adotar a iniciativa. Daí nesse clima surgiu a ideia de fazer uma grande competição entre os CTGs. Com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, MTG e IGTF o concurso passa pelos municípios e ganha o estado. Era o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, o MOBRAL. Na época Praxedes Machado e Onésimo Carneiro Duarte estavam a frente do Movimento Tradicionalista. No ano que completou seu jubileu de prata do evento, Onésimo veio a falecer.
     O evento foi apresentado ao prefeito de Farroupilha, que assumiu o evento em 1985 e foi denominado FEGART. Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Farroupilha sediou o evento por 11 anos. Foi ai que Santa Cruz do Sul entrou na história para fazer história. Na 12ª Edição, em 1997, o então prefeito de Santa Cruz, hoje deputado federal, Sérgio Moraes, apoiou a iniciativa do Movimento Tradicionalista e abriu as portas para o Rio Grande. Em 1999 o FEGART, por uma ação jurídica da prefeitura de Farroupilha, houve uma troca de nomenclatura, e o antigo Festival do MOBRAL e FEGART passou a se denominar ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Este ano vai para sua 16ª Edição em Santa Cruz.
  2009 vieram grandes novidades: A transmissão via internet e a força “B” das danças tradicionais. A criação da força "B" deu a chance para centenas de jovens tradicionalistas que viram nesta modalidade a possibilidade de realizar um velho sonho: ser campeão de danças do ENART. Hoje são 25 modalidades que envolvem, só na fase final, mais de 3.500 concorrentes para um público superior a 80.000 pessoas.
   Mais de um milhão de pessoas assistem pela internet ou pelo canal aberto. Em 2013 o ENART será transmitido pela Internet desde sexta-feira pela TV Tradição e, no domingo, a partir das 11h, pela internet e pelos canais 36 UHF e NET, a TV Com da RBS estará proporcionando o evento para os apreciadores da dança gaúcha.


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário