terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CTG LANCEIROS MANTEM A TRADIÇÃO DO TERNO DE REIS




O CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ mantém viva em Santa Cruz do Sul, a tradição e o costume de nossos antepassados com a visitação do Terno de Reis. Através da distribuição de mensagens de paz, saúde e prosperidade para o novo ano  que se inicia, o Terno de Reis visita os lares de sócios,  amigos e a comunidade em geral, de 26 de dezembro a 06 de janeiro Esta manifestação folclórica é uma forma encontrada pela Entidade para a divulgação da nossa cultura gaúcha. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis será abençoado durante o ano todo.
Desde sua  fundação, ano de 1961, o CTG Lanceiros de Santa Cruz mantém essa tradição. O Ternos de Reis é um grupo musical, basicamente formado por violão, pandeiro e gaita, acrescido de vozes femininas e masculinas,  que visitam neste período, em média 180 lares santa-cruzenses, em especial a casa de associados e entidades assistenciais. Todos os integrantes são membros da Entidade e tipicamente pilchados.
A visita do Terno de Reis se divide em três partes: a primeira com o canto de saudação pedindo licença para entrar nos lares, seguido com o cumprimento aos membros da família e distribuição de cartões com mensagens de ano novo; e na terceira parte, o canto de despedida e agradecimento pela hospitalidade. Como reza a tradição milenar, geralmente as famílias agraciadas com o Terno de Reis oferecem algo para comer e beber, ou outro agrado.
O musica gaúcha em ritmo de vaneira, que é cantada pelo Terno de Reis dos Lanceiros foi resgatada pelo saudoso músico Marciliano Rodrigues e o arranjo elaborado por Horacio Bairros e Ernestor Cardoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário