sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Do outro lado da mesa...por Rosana Araújo


              Enart....declamação... Concorri onze vezes, onze anos....premiei no 12° ano. Durante onze vezes fiquei de fora... Algumas não passei pro domingo, outras, não passei na inter. E todas as vezes que não fui premiada, pensei...deve ser difícil pra comissão, perante todos os finalistas, escolher três. E todas às vezes, aplaudi os vencedores e voltei no ano seguinte... E pensava...ou melhor, tinha certeza! Eu fui muito bem! Tão bem quanto os três premiados....Sim! Fui bem porque fiz o que eu gostava, da forma que eu queria fazer, defendi a arte, a poesia e abri minha alma em verso, fazendo ecoar minha voz. E o resultado de todos estes doze anos...foram a quantidade de troféus que ganhei.
   




           Troféus???? SIM! Incontáveis troféus....que não ocupam lugar na sala, que não pegam pó...meus troféus chamam-se amigos! E esses ocupam lugar de destaque no meu coração, esses me ouvem e me aplaudem pela minha voz, pela minha alma, por mim....e é isso que me mantém no ENART, é isso que me faz acreditar na poesia e compreender e respeitar o momento de cada um! Neste ano, 2014 eu estava lá, no ENART, porém, desta vez no avesso do lado em que estive. e desta forma, pude confirmar o que eu já sabia...é realmente muito difícil estar do “outro lado”, é difícil julgar a arte. Precisamos dar notas, preencher planilhas, desmembrar em números o que na verdade deveria ser um TODO, o resultado de uma obra!
          Então, “julgamos” o que não deveria ser julgado, o que nos toca o coração, o que nos quebra o vidro dos olhos e nos transporta para diferentes cenários através da interpretação dos amantes da poesia.
          Assim, resultam os três primeiros colocados, os três daquele momento, sob aqueles olhares e julgares. Nós, da comissão deste ano, sabíamos que todos eram merecedores do “título” , mas, éramos reféns de papéis com notas desmembradas e fomos fiel ao que nos foi determinado, fomos fiéis ao nosso coração e alma.
          Parabéns a todos que participam do ENART 2014, obrigada por me deixarem ouvi-los....nas regionais, nas inters, no sábado e no domingo....independente do dia, o valor de todos pra mim é um só....o valor da alma expressada através da POESIA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário