quarta-feira, 10 de julho de 2013

2 Encontro de Amigos - CTG Lanceiros de Santa Cruz

CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ REALIZA O 2º ENCONTRO DE AMIGOS


            O CTG Lanceiros de Santa Cruz realizou na última sexta-feira (dia 28 de junho) a segunda edição de seu “Encontro de Amigos”. Trata-se o evento de uma tertúlia gaúcha em que cada tradicionalista que levassem gaita, pandeiro ou violão poderia demonstrar seu talento. Da mesma forma, aqueles apreciadores de declamação ou trova tiveram espaço no evento. A idéia era resgatar as antigas “Tertúlias” que, na definição do Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul de autoria Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes, eram “reunião artística ou literária, em residência familiar”.
            Por lá estiverem se apresentando Luís Borges, Antônio Acrides, Dorivaldo Trindade, Pedro Muniz, Sandra Souza, Venildo da Silva, Paulo Gaúcho, Ibani Jorge Bicca, Mário Becker, Vitória Benazzi de Almeida, Erci Bairros, Jeferson Henrique dos Santos, Orlando Silva, Aldomiro Gomes da Rosa, Sindy Knak, Sidney de Moraes Ferreira, Joarez Dossena, Hélio Schmidt, Lidio Frantz, Eduarda Schultz, Arnildo Moura, Clécio Schlosser, Maria Eduarda Schoepf, Antônio Osório Gonçalves, Dionnin Felipe Dossena, entre outros artistas.
            Na Declamação Adulta destaque para Sandra de Souza, Ibani Jorge Bicca, Venildo da Silva e Antônio Osório Gonçalves. Igualmente, Declamação das Prendinhas Sindy Knak, Vitória Benazzi de Almeida, Eduarda Schultz e Maria Eduarda Schoepf.
            Um dos pontos altos do 2º Encontro de Amigos foi à apresentação de Aldomiro Gomes da Rosa, finalista de diversos ENART, com seu Bondoneon. Aldomiro participou de 20 edições do ENART nas modalidades Bandoneon e Rabeca. Na sexta-feira interpretou uma canção do músico Mano Lima.
            A noite era mesmo de surpresas: Erci Bairros e Paulo Gaúcho apresentaram Trova, num longo e sadio duelo, tendo o público decidido o vencedor da modalidade através de salvas de palma para o segundo concorrente.
            Os reconhecidos gaiteiros Lidio Frantz e Luiz Borges interpretaram alguns clássicos da música gaúcha para delírio de todos os presentes. O cantor Paulo Gaúcho – nascido em Caçapava do Sul, mas atualmente residente em Vera Cruz – aproveitou o 2º Encontro de Amigos para divulgar seu primeiro CD que será lançado em setembro deste ano.
            No intervalo entre dois blocos de apresentação, os participantes puderam degustar uma saborosa Feijoada acompanhada de uma variedade de saladas. O evento foi coordenado por Roni Ferreira Nunes e Evaldo Moura, sob a supervisão geral do Patrão da entidade Eroneu Alcino Linch.  
            A Comissão Organizadora destacou a importãncia dos órgãos de imprensa na divulgação do evento, agradecendo publicamente a estes, dentre os quais o Riovale Jornal, Diário Regional, Gazeta do Sul, Jornal Eco da Tradição, Programa Galpão (Gazeta FM) Programa Bolicho Grande (Gazeta FM), Programa Revista da Noite (Gazeta AM), Chasque Gaudério e Paradouro do Verso Xucro, além de diversos outros órgãos de imprensa.
            A próxima edição do evento será em setembro, durante a Ronda Crioula do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Segundo a Comissão Organizadora, a tendência é que o 3º Encontro de Amigos seja ainda maior, pois na próxima edição haverá apresentações das invernadas artíticas do CTG Lanceiros de Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário