sexta-feira, 1 de abril de 2016

Entrevero Cultural de Peões acontece em Portão



Foto: Gestão 2015 / 2016
O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 14 a 16 de abril, o 28º Entrevero Cultural de Peões, na cidade de Portão, na 15ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul. Em sua fase estadual, o evento escolherá o Peão, Guri e Piá do Estado, através de provas campeiras, culturais, escritas e orais.

Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o Entrevero de Peões é um dos principais eventos do calendário oficial da entidade e enaltece os valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho. “O Entrevero de Peões é uma oportunidade para nossos jovens desenvolverem o espírito de liderança, ampliarem conhecimentos sobre aspectos históricos, culturais e geográficos do Rio Grande do Sul, e ao mesmo tempo desenvolverem suas habilidades em diversas áreas”, afirma. Segundo o presidente, o evento desde suas primeiras edições, através do envolvimento desde a base, que é o CTG, até sua final estadual, constitui amálgama entre os jovens tradicionalistas, construindo comprometimento e companheirismo.



Participação

Podem participar representantes de entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, solteiros, sem filhos, que se comprometam com as responsabilidades que o cargo exige, e devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis. As idades de cada categoria do Entrevero Cultural de Peões são 10 e 12 anos para Piá; entre 13 e 17 para Guri e entre 18 e 27 para Peão.



História

 A 27ª Convenção Tradicionalista do MTG, realizada em Caxias do Sul, de 28 a 31 de julho de 1988, instituiu o Troféu Farroupilha, que abrangia a categoria adulta (peão). O Regulamento sofreu reformulação na 40ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, de Canguçu, de 27 a 30 de julho de 1995, quando foi incluída a categoria guri, e em 2002 foi alterado o nome de Concurso Estadual de Peões para Entrevero Cultural de Peões. A categoria piá na 77ª Convenção Tradicionalista, no ano de 2012, e regulamentada 78ª Convenção Tradicionalista, no ano de 2013.






-- 
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário