domingo, 18 de setembro de 2016

SEMANA FARROUPILHA DE 2003



     Recordando, matuto sobre a Semana Farroupilha do ano de 2003, que foi um marco no tradicionalismo em nossa cidade de Santa Cruz do Sul.
        Neste ano, fazia 38 anos dos festejos farrapos e pela primeira vez, houve um engajamento das etnias que compõem o nosso Estado. Buscando na memória, houve oito fandangos no galpão crioulo do Parque de Eventos, recentemente inaugurado, sendo quatro deles com o salão completamente lotado. Nos outros com menos público, mas todos rigorosamente pilchados.
Acreditava-se na ocasião que seria irreversível e de bom alvitre a mudança das comemorações para o referido Parque, já que a estrutura que lá existe, permite um crescimento paulatino das atividades concernentes a esta efeméride.
        Bastava aprimorar alguns aspectos que deixavam a desejar e teríamos em curto espaço de tempo um grande acampamento farroupilha, com grandes atrações entrando no roteiro dos grandes eventos tradicionalistas do nosso pago.
      As grandes novidades daquele ano foram, alem logicamente da concentração das atividades de todas as entidades num só lugar, a integração das etnias e principalmente o “Projeto Piazito”. Alias, por falar neste projeto, a Secretaria de Estado do Turismo esteve “in loco”, verificando como funcionava o Piazito e saíram daqui simplesmente maravilhados com o sucesso visto.
      Segundo a coordenadora da Setur na época, Lenora Schneider, este projeto não poderia parar e seria levado a nível estadual, para que todos os CTGs do Rio Grande do Sul o conhecessem.
Imaginem só dizia ela empolgada: “são mais ou menos 1500 entidades filiadas ao MTG e se cada uma delas adotasse 50 crianças, conforme aconteceu em nossa cidade, seriam então 70 mil crianças tiradas das ruas”, sendo conduzidas para a verdadeira cidadania.
     Em Santa Cruz do Sul, foram atendidas neste ano 559 crianças, neste projeto que visou a integração desta petizada à nossa cultura até porque, faz parte da Carta de Princípios do Movimento, a inclusão social de menores em condição de vulnerabilidade.
      Alem do Projeto Piazito, mais de 4000 escolares visitaram o parque durante a semana, participando das atividades desenvolvidas pelas entidades tradicionalistas.
Oxalá tivesse sido continuado este Projeto que infelizmente não se vê mais falar. A semente não germinou.
        Fica para os nossos pósteros a ideia para que um dia volte a vingar a Semana Farroupilha com um grande acampamento e o projeto piazito desenvolvido durante todo o ano.
       Pensemos nisso!

ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário