segunda-feira, 1 de abril de 2013

Paixão já está em casa



885876 4924559229779 1424600233 o
Joaquim Teixeira Nunes Nasceu em Camaquã, em 1802 e morreu em novembro de 1844. Participou da Guerra Cisplatina como alferes do Regimento de Cavalaria das Missões. Tomou parte da Batalha do Passo do Rosário. Participou como republicano na Revolução Farroupilha tendo combatido em Rio Pardo em 1838, participou da expedição à Laguna em 1839. Em companhia de Giuseppe Garibaldi, ao retornar da malograda expedição à Laguna, derrotou em Bom Jesus a Divisão Paulista ou da Serra ao comando do brigadeiro Xavier da Cunha, enviada de São Paulo para lutar contra a Revolução Farroupilha. Tomou parte do indeciso combate de Taquari no qual comandou uma Brigada Ligeira de Cavalaria. Depois sob o comando como fazer um site de Bento Gonçalves, se destacou no ataque de São José do Norte. Foi o segundo comandante do Corpo de Lanceiros Negros, constituído de escravos libertos. Era considerado o maior lanceiro de sua época. Na Batalha dos Porongos seus Lanceiros Negros são massacrados. Derrotado e ferido no Arroio Chasqueiro, no último combate da Guerra, impossibilitado de defender-se, foi morto por Manduca Rodrigues, que lutava pelos imperiais comandados pelo Moringue. Nota do Blog: E agora nós perguntamos: - Que cidade gaúcha, monumentos em memória, ruas, ou mesmo alguma homenagem mais singela, você lembra com este nome: Joaquim Teixeira Nunes? Mas de políticos, que pouco ou nada fizeram pela construção de nosso Estado, temos bastante!
Folclorista teve alta neste sábado, dia 30 de março, e já está em casa retomando suas atividades om todo cuidado pois esteve muitos dias baixado no Hospital Ernesto Dornelles, na capital.
Paixão seguirá uma dieta especial para recuperar o peso perdido por causa da doença (diverticulite) que o deixou internado por meses.

Por Rogerio Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário