segunda-feira, 25 de março de 2019

MTG e 23ª Região Tradicionalista realizam com sucesso a 31ª Fecars em Xangri-lá

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, a Prefeitura Municipal de Xangri-lá e a 23ª Região Tradicionalista realizaram, de 14 a 17 de abril, a 31ª edição da Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul.

O evento tem como objetivo preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho; divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense e valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, entre outros.

Com a participação de mais de 1.500 competidores, das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, o evento é considerado sucesso pelos organizadores. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a Fecars tem se consolidado ao longo dos anos como o palco principal, no Estado, para demonstração das habilidades campeiras dos tradicionalistas. “A cada ano todo o Rio Grande se reúne neste evento, que congrega, preserva e mostra a beleza do campeirismo gaúcho em toda sua autenticidade, em toda sua simplicidade”, afirma.



Bem-estar animal

Durante a Fecars o Movimento Tradicionalista Gaúcho anunciou a criação do Departamento de Bem-Estar Animal, vinculado à vice-presidência Campeira e aprovado pelo Conselho Diretor da entidade. O objetivo do órgão será garantir a cada evento as medidas necessárias para segurança e bem-estar do gado, em trabalho conjunto com as regiões tradicionalistas. Durante a Fecars foi colocada em prática a primeira ação em caráter experimental, sendo instalado um sistema de gotejamento no brete para refrescar os bois e proteções de borracha na saída e no final da cancha, para evitar o atrito entre os animais e as estruturas. Segundo Callegaro, estão sendo trabalhadas outras ações com melhorias para serem colocadas em prática nos próximos eventos e serão realizados três seminários, sendo o primeiro no dia 25 de maio na sede do MTG em Porto Alegre. “Precisamos cuidar de um ser vivo que é de fundamental importância para o Movimento e todos os tradicionalistas e para o rodeio, que é o boi", afirma Callegaro.



Futuras gerações

A Fecars contou com prova de laço, rédeas, gineteada e chasque, que encantaram o público presente. Porém, a grande estrela da festa foi a prova de vaca parada, da qual participam 180 crianças até seis anos de idade na categoria Piazinho para meninos e Bonequinha para meninas), e de 7 a 10, categoria Piazito para meninos e Prendinha para meninas. Segundo Callegaro, é muito emocionante verificar a paixão e o entusiasmo com que as novas gerações se dedicam às provas, mostrando muita habilidade e espontaneidade. “Essa é a geração que levará o Movimento Tradicionalista Gaúcho aos próximos 50 anos”, afirma. Segundo ele, é fundamental que se crie e amplie todas as possibilidades para que crianças e adolescentes cada vez mais se envolvam com as atividades de entidades tradicionalistas, que representam um lugar para cultura, convivência social saudável e que colabora para a preservação da história, dos usos e costumes do Rio Grande.



Público presente

A Fecars contou com um público visitante significativo, das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, especialmente do litoral norte gaúcho, região à qual o município de Xangri-lá pertence. A estimativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas tenham passado pelo evento em seus quatro dias de realização. Além das provas, os visitantes também contaram com o show do músico Joca Martins, que representou um momento de integração no evento, que é competitivo, mas que antes de revelar vencedores é, segundo Callegaro, um momento para encontro e integração.



Homenageado

A 31ª edição da Fecars prestou uma homenagem ao tradicionalista Érico de Souza Jardim, o “Xoto”, como é conhecido. Natural de Osório e Cidadão Xangrilense desde 1958, foi membro fundador da Cavalgada do Mar, membro fundador e patrão do CTG Cavaleiros do Mar, do município de Xangri-lá. Teve participação na fundação do CTG Estância da Serra, ainda no Parque Jorge Dariva, quando foi vereador de Osório. Em Capão da Canoa atuou junto ao CTG João Sobrinho. Hoje é filiado ao Piquete de Laçadores Lagoa Negra, entidade que representa sua família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário