sexta-feira, 29 de março de 2019

Presidente do MTG presente na entrega de medalha ao ginete Rafael Sfons


O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, esteve presente na noite desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na solenidade em que o deputado Luiz Marenco homenageou o ginete alegretense Rafael Safons, concedendo-lhe a Medalha da 55ª Legislatura, em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos. Foi um momento emocionante para aqueles que prestigiam e se identificam com a tradição e a cultura gaúchas, pois o universo da bota e da bombacha ocupou o espaço nobre do parlamento e houve um efetivo reconhecimento institucional dos nossos usos e costumes regionais.

Rafael Safons conquistou o bicampeonato na categoria CRINA LIMPIA, no 54° Festival de Doma y Folklore de Jesus Maria – Província de Córdoba - Argentina. O Festival de Doma y Folclore de Jesus Maria, é o maior rodeio da Argentina e esta foi a segunda vez consecutiva que Rafael se sagrou campeão, sendo o primeiro estrangeiro a conseguir tal feito. O campeonato de gineteada, que dura 11 dias, foi disputado por 26 ginetes do Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Em seu agradecimento, Safons dedicou a medalha todos os homens “no fundo de campo, muitos esquecidos, homens de bombacha que se acordam de madrugada e vivem sobre o lombo do cavalo”.

Marenco, por sua vez, disse estar “extremamente feliz em trazer para a Assembleia Legislativa, para a casa dos gaúchos, alguém como o Safons, que tanto está fazendo pela cultura do homem campo, pelo universo do cavalo. Com esta medalha queremos homenageá-lo e também a todos os ginetes que, como ele, dão vida a uma tradição que se mistura com a história e com a identidade do nosso povo”.

A solenidade foi acompanhada pela viúva do Barbosa Lessa, Dona Nilza Lessa, e contou com a presença de diversos tradicionalistas, entre eles Anomar Danúbio Vieira, poeta, radialista e criador de cavalo  crioulo, que ressaltou: “foi um momento único, um momento que vai ficar na história, pois deu relevância a uma parte importante da cultura gaúcha que nem sempre tem a visibilidade que merece. O que aconteceu aqui esta noite tem um simbolismo enorme e é um reconhecimento mais que merecido e muito importante, é muito devido. Parabenizo o Marenco pela iniciativa.”

Tratativas

Recentemente, o presidente Nairo Callegaro esteve reunido na Assembleia Legislativa e se reuniu com o presidente do Legislativo, deputado Luís Augusto Lara, acompanhado do deputado Luiz Marenco. O encontro foi positivo para buscar apoio do legislativo estadual para as ações do MTG, “iniciando uma construção voltada para a cultura gaúcha e fortalecendo as relações institucionais do MTG com a Assembleia legislativa, ficando já estabelecida uma ideia de trabalho entre o poder legislativo e o MTG”, afirmou Callegaro. Anteriormente Callegaro havia se reunido no gabinete do deputado Marenco, que ficou de fazer uma visita ao MTG para conhecer as dependências e estrutura de funcionamento. Segundo o presidente do MTG, esta visita deve acontecer nos próximos dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário