quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A Paz de Ponche Verde

É comemorado de 23 de fevereiro a 1º de março.

Ponche Verde é uma região assim denominada pelas suas verdes campinas. O local onde se concluíram as negociações foi nos campos da Carolina, a margem direita do rio Santa Maria, a 38 km de Dom Pedrito / RS.

Breve Histórico:


  O Tratado de Ponche Verde, Convenção de Ponche Verde ou Paz de Ponche Verde, é o nome dado a um acordo que pôs fim à Guerra dos Farrapos, e o território litigante voltou a fazer parte do Império do Brasil, do Imperador Dom Pedro II. 

    É aceita como data de sua assinatura o dia 1º de março de 1845, quando foi anunciado a paz.

    O tratado de paz que teve ata firmada em 25 de fevereiro 1845, tem apenas assinaturas dos oficiais  republicanos (os farroupilhas – como Davi Canabarro que está no comando das tropas rio-grandenses) , Gomes Jardim que era Presidente da Republica não assinou nem  o Barão de Caxias. Apenas encaminhou uma proclamação com data de 1º março  de 1845 declarando o fim da luta e prometendo por carta a Canabarro que cumpriria as concessões acertadas em Ponche Verde por Vicente da Fontoura(rio-pardense).

    Jamais o Império assinaria um tratado de paz com os rio-grandenses ou qualquer província. Seria reconhecer a Republica então proclamada. Infelizmente o General Canabarro e o Major Fontoura eram os únicos que sabiam das instruções reservadas recebidas por Caxias do Imperador, datada de 18/12/1844. 

    As condições de paz, ou melhor a Ata de Pacificação feita pelos farroupilhas, foram lidas em 25 de fevereiro, por Antônio Vicente da Fontoura. Assinada a paz em Ponche Verde, exclusivamente pelos farroupilhas, David Canabarro redigiu uma proclamação em que anunciava o fim da Guerra dos Farrapos.

 Bibliografia: A Terra dos Quatro Ventos – de Juarez Nunes da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário