sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Oficina aborda confecção de bonecas

“O Corpo que Habito: oficina de confecção de bonecas” é o projeto executado pela oficineira Morgana da Silva Luz pelo Programa Invernadas Culturais.

A proposta da oficina é incentivar os internautas a confeccionar uma boneca com a qual cada participante irá se identificar, em relação ao formato de corpo, cor de pele e tipo de cabelo, conectando-se com a diversidade.
O trabalho é voltado para crianças de no mínimo 10 anos de idade até adultos, sem idade limite, com acessibilidade na comunicação, através de legendas e intérprete em libras. Cada participante irá confeccionar a sua boneca, utilizando tecidos variados, fitas, botões, fios e demais materiais que dispor, em suas casas ou em espaços de criação, produzindo assim uma peça de baixo custo.
O resultado pretendido com o projeto, afirma Morgana, é a valorização e a releitura de um brinquedo dito como popular, através da confecção de uma boneca de pano representativa, tendo em vista a ausência de bonecas e bonecos no mercado que considerem a diversidade étnica, biológica, cultural e social.

Segundo Morgana, as bonecas sempre estiveram presentes na história, dos retalhos com inúmeros nós até os mais sofisticados modelos. “Carregadas da energia de quem as cria, confeccionar uma boneca é dar continuidade à nossa história”, afirma.
“Será possível compreender na prática a importância do fazer manual e do conhecimento passado de geração para geração. Além disso, todo o aprendizado poderá vir a ser uma possível fonte de renda”, acredita a oficineira.
Alguns objetivos específicos do projeto são valorizar a cultura popular e os conhecimentos passados de geração para geração; reconectar com a nossa essência infantil, através de uma atividade lúdica; desenvolver uma possível fonte de renda; incluir pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de uma atividade de baixo custo; e incluir pessoas com deficiência auditiva, através de legendas e intérprete de libras.

A oficina pode ser acessada no link https://youtu.be/D94LDYnxs_4

O Programa Invernadas Culturais é desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.


--

Sandra Veroneze 

Nenhum comentário:

Postar um comentário