“A gaita do Rio Grande” é o tema da oficina de Luciano Sampaio Maia, de Porto Alegre, no Programa Invernadas Culturais, desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. A oficina visa o fomento ao ensino e a prática do acordeom através de videoaula, com ênfase nos ritmos populares do Estado.
A videoaula contempla um breve histórico do acordeom, características, introdução na cultura do RS e demonstração prática de execução de cada ritmo.O acordeom é o instrumento símbolo do Estado e devido à sua ampla inserção em nossa cultura teve seu ensino passado de forma oral entre as gerações. Hoje percebemos, segundo Luciano, que no âmbito do acordeom piano não há um material atualizado que contemple a nova geração com recursos aos quais eles estão habituados e com um formato que converse com a nova geração ligada ao mundo digital.
A ideia do acesso irrestrito e gratuito aos alunos e professores, na opinião do oficineiro, é uma forma de contribuir para a renovação cultural, acarretando maiores e melhores resultados na formação de novos instrumentistas ligados à música gaúcha, porém com base de conhecimento onde poderão a partir daí expandir-se.
Ademais o fato de o material ter acesso irrestrito por meio da internet, invariavelmente Luciano acredita que é necessária uma renovação no método de passar a informação para que, no futuro, a cultura, ritmos populares e o acordeom em si tenham uma gama de admiradores, apreciadores e executantes, porém que estes sejam profundos conhecedores de seus instrumentos e possam, com base sólida de conhecimento, perpetuar o fazer musical.
A oficina pode ser acessada no link https://youtu.be/JRpRjjjGO2o
Sandra Veroneze
Nenhum comentário:
Postar um comentário