terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Entidades e regiões tradicionalistas realizam atividades alusivas à Semana da Paz

Texto: Alessandra Hoppen 


     A Semana da Paz, que celebra o fim da Guerra dos Farrapos ocorrido em 1845, será comemorada em várias cidades do estado. Na região das missões, o CTG Tio Bilia, de Santo Ângelo (3ªRT), realizará a sua programação utilizando como temática “Reflexões sobre a pandemia”. As celebrações terão início nesta segunda-feira (22), com palestras e oficinas que se estenderão até sexta-feira (26), e no domingo deverá acontecer a XIV Cavalgada da Paz. As atividades serão transmitidas pela página do Facebook do MTG, durante os três dias.

    Já na 4ªRT, a coordenadoria estará realizando sua programação virtual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alegrete, tendo como tema: “Uma cultura de paz entre o eu, o outro e as mídias sociais”. Serão cinco dias de atividades, com início também nesta segunda-feira, às 19h. Na terça (23), deverá ocorrer a Missa da Semana da Paz, na quarta (24) palestra com a 1ª Prenda do RS, Gabriela Sarturi Rigão, na quinta (25) tributo a Telmo de Lima Freitas e também live show com Cristiano Fantinel, e na sexta (26) o encerramento das atividades.

    No norte do estado, em Passo Fundo, a 7ª Região Tradicionalista realizará, pelo oitavo ano consecutivo, a Missa da Paz. A celebração acontecerá no dia 07 de março, às 18h, na Catedral Arquidiocesana de Passo Fundo, e tem como objetivo celebrizar a paz firmada após o fim da Revolução Farroupilha, que durou 10 anos, e também a união pelo amor, refletindo a harmonia no tradicionalismo.

    A Semana da Paz foi instituída no 42º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1997, através da proposta do radialista Milton Mendes de Souza. A iniciativa, surge com o fim de celebrar a Paz de Ponche Verde, assinada em Dom Pedrito (foto), e ocorre do dia 23 de fevereiro ao dia 01 de março, já que esta última é considerada a data em que foi anunciada a paz, dando fim à Guerra dos Farrapos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário